globogolpista

Ato contra Globo e pela Democratização dos Meios de Comunicação

Milhares de pessoas foram conferir o Ato contra a Globo e pela Democratização dos Meios de Comunicação realizado neste sábado, 9, em frente a emissora em Belo Horizonte. O ato foi de protesto e lúdico: teve exibição de filme, com direito a pipoca, coxinhaço e até pão com mortadela.

Mais cedo, a Globo Minas tratou de esconder com tapumes a logomarca da empresa e cercou a fachada, mostrando o medo de mostrar o que a gente não vê na Globo. A ação só reforçou o ânimo dos manifestantes que disseram em alto e bom som: “Não vai ter golpe! Vai ter luta! Globo golpista!”.

Homenagem aos mortos e desaparecidos de 64

O varal com as fotos de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar, também apoiada pela Rede Globo e outros meios de comunicação, foi uma homenagem feita aqueles que deram a vida pela democracia, que ainda precisa ser ampliada. Todos foram citados durante a manifestação e saudados pelos manifestantes que diziam a cada nome citado a palavra de ordem “Presente!”

Pão com mortadela

Esta foi uma das diversas manifestações que a Frente Brasil Popular Minas tem realizado em Belo Horizonte e Minas Gerais. Durante esse período, os pró-golpe ironizaram a CUT nas redes com uma imagem de sanduiche de mortadela com o boné da Central. O que para eles é insulto, para os militantes foi motivo de resposta. A presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz Cerqueira, fez questão de levar duas cestas de pão com mortadela para deleite dos manifestantes. Não sobrou nada e , de novo, todos gritaram: “Não vai ter golpe! Vem pra democracia, coxinhas!”

Coxinhaço

Nessa disputa de símbolos e significados, o apelido ‘coxinha’ grudou nos apoiadores do golpe. Este termo vem de duas ramificações: em São Paulo, é jeito de chamar gente alienada, rica e sem noção. Em BH, é referência a um vereador que superfaturou coxinhas com dinheiro público na Câmara Municipal e foi até tema de marchinha de carnaval. Daí, o coxinhaço. Um churrasco de coxinha de galinha, sucesso entre os manifestantes deste sábado. Com direito ao clássico salgado coxinha de galinha.

Exibição de documentário

O muro lateral da Rede Globo serviu para projetar o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”. O filme que mostra a interferência da Rede Globo na política e de como foi e é aliada ao capitalismo nacional e internacional, sem medir esforços para derrubar qualquer governo de esquerda que acolha o projeto popular de desenvolvimento. Foram duas horas de filme encerrando a manifestação.

Comentários foram encerrados.