dia das mulheres

CUTs estaduais realizam atos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A paridade entre gênero nos espaços sindicais é uma luta histórica das mulheres cutistas de todo Brasil. Trata-se de uma política para fortalecer e incentivar a participação igualitária das mulheres no mundo sindical. Para comemorar o dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, as CUTs estaduais vão realizar neste mês de março atos e atividades em todo país. O objetivo é dar visibilidade aos temas que fazem parte do cotidiano das trabalhadoras, desde a igualdade de oportunidades até o combate à violência contra a mulher, destacando também as já conquistas obtidas.

Para a secretária de Mulher da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Marli Melo do Nascimento, mais do que comemorar, o objetivo do 8 de Março é discutir o papel da mulher na sociedade atual. “Precisamos de um esforço coletivo para reduzir as desigualdades, o preconceito e a desvalorização da mulher. Avançamos bastante, mas ainda há muito para ser modificado nessa história. Queremos ver mais mulheres atuantes nos locais de trabalho, nas direções dos sindicatos e da CUT”, disse a dirigente.

Os sindicatos de metalúrgicos de base cutista vão participar das atividades organizadas pelas CUTs estaduais. Confira a programação:

Brasília

A igualdade de direitos entre homens e mulheres, a paridade de gênero nos espaços sindicais e a inserção da mulher na Reforma Política serão temas debatidos no Encontro de Mulheres Trabalhadoras da CUT Brasília. A atividade será realizada nesta sexta-feira (6), no auditório Adelino Cassis da Central, a partir das 18h. No Encontro da CUT Brasília, será formada uma delegação de mulheres sindicalistas para participar do Encontro Nacional de Mulheres promovido pela CUT, que reunirá trabalhadoras de todos os estados do Brasil. Este ano, a atividade será no Distrito Federal, nos dias 27, 28 e 29 de março.

Goiás

A CUT/GO vai realizar nesta sexta-feira (6) o Encontro Estadual de Mulheres a partir das 10 horas. O evento, cujo tema é Igualdade, Liberdade e Autonomia também é preparatório para o 8º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT.

Pará
A CUT-Pará realizará no dia 8 de Março um grande Ato Público Unificado pelo Dia Internacional da Mulher. A concentração será às 08h30, na Escadinha do porto, saindo em caminhada até a Praça da República.

Paraíba

Durante todo o mês de março, a CUT/PB, juntamente com os movimentos de mulheres e feministas, realizará ações e atividades de mobilização através das Jornadas de Lutas. A abertura oficial será nesta sexta-feira (6) com um painel sobre o mercado de trabalho e as mulheres, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado, às 10h00.

Pernambuco

A CUT/PE realizará nesta sexta-feira (6) o Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), na Rua General José Semeão, 39 – Boa Vista – Recife/PE, às 13h00.

Piauí

A CUT/PI irá realizar o Encontro Estadual de Mulheres da CUT nesta sexta-feira (6), das 10:00 às 17:00 horas, no Auditório do Sindicato dos Bancários, situado à Rua Gabriel Ferreira, 740 – Centro/Norte.

Rio de Janeiro

A CUT/RJ irá comemorar o Dia Internacional da Mulher domingo (8) na Quinta da Boa Vista, das 10 às 16 horas. A comemoração das importantes conquistas das mulheres será feita com música, dança, desfile de moda afro, além dos pronunciamentos políticos e distribuição do manifesto com as propostas das mulheres.

São Paulo

Entidades filiadas à CUT/SP e movimentos sociais participam no próximo domingo (8) do ato unificado do Dia Internacional de Lutas das Mulheres. A concentração será a partir das 10h, na Avenida Paulista nº 900, em frente ao prédio da Gazeta. Após a mobilização com marcha pelas ruas da capital, as cutistas participarão do 8º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP, com abertura a partir das 16h30 do domingo, na quadra dos Bancários, Rua Tabatinguera nº 192, próximo ao Metrô Sé, no centro paulistano. O encontro seguirá até dia 9 de março (segunda-feira) no mesmo local, para discussão do texto-base e eleição das 144 delegadas dos sindicatos e ramos que representarão São Paulo no 8º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, que ocorrerá de 27 a 29 de março, em Brasília.

Sergipe

Nos dias 6 e 7 de março, a CUT/SE realiza o Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora, norteado pela pauta: ‘O Fortalecimento da Democracia com as Trabalhadoras em Luta por Igualdade, Liberdade e Autonomia para as Mulheres’. A atividade dá continuidade à política de formação da CUT/SE e contará com a colaboração da cientista social Ane Cruz para discutir a Origem da Opressão das Mulheres, Conceito de Feminismo, Linha do Tempo, Conjuntura Nacional e Internacional e o Impacto na Vida das Mulheres. A jornalista e militante da AE Sergipe, Débora Melo, também vai colaborar com a formação abordando ‘Democratização da Mídia e Reforma Política’. No dia 7 as trabalhadoras vão discutir o texto base do 8º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT.

(Fonte: Assessoria de imprensa da CNM/CUT)

Comentários foram encerrados.