Encontro

Encontro internacional de redes da Tenaris, Ternium e Usiminas foi um sucesso

A Federação dos Metalúrgicos da CUT de Minas Gerais (FEM/CUT-MG) deu total apoio na organização do Encontro Internacional de Redes da Tenaris, Ternium e Usiminas, realizado em Vespasiano , do dia 19 ao dia 21 de novembro.

O objetivo do encontro foi de discutir as práticas comuns nas multinacionais, além de fortalecer o diálogo internacional com trabalhadores de todo mundo.

Os trabalhadores que participaram do encontro vieram da Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Guatemala, Itália, Japão, México e Romênia.

No primeiro dia, o economista Marcelo Figueiredo da Subseção do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos (Dieese) da Federação dos Metalúrgicos da CUT de Minas Gerais, fez uma análise de conjuntura política e econômica no mundo e no Brasil, além de trazer dados da produção mundial de aço. De acordo com o estudo, o país foi o maior produtor de aço da América Latina em 2013. O Estado de Minas Gerais responde por mais de um terço da produção nacional, com 11,5 dos 34,2 milhões de toneladas do aço que o país produziu.

Para Fernando Lopes, secretário geral adjunto da IndustriALL, a interação com outros sindicatos e trabalhadores de outras partes do mundo é importante para sempre reativar a solidariedade internacional. “A organização em redes é uma das cinco prioridades da IndustriALL. O trabalho realizado durante estes três dias faz parte do processo da construção do diálogo entre os trabalhadores das diferentes plantas das mesmas empresas. Essa relação precisa estar cada vez mais consolidada para que possamos ter trabalho e direitos iguais”, disse.

Comentários foram encerrados.