Hoje tem negociação pela campanha salarial

Nesta terça-feira (16), ás 15h30, será realizada mais uma rodada de negociação pela campanha salarial 2012 dos metalúrgicos de Minas Gerais. Desta vez os patrões “estão com a bola” e devem apresentar uma contraproposta para os trabalhadores.

Até agora os patrões ofereceram apenas um reajuste nos salários de 5,5% e mais 0,5% em janeiro de 2013, o que representa um aumento real insignificante. Essa proposta nem de longe atende a expectativa da companheirada e por esse motivo foi rejeitada ainda na mesa de negociação.

Para mostrar que estão com disposição de avançar nas negociações, os representantes dos trabalhadores reduziram a última contraproposta de reajuste nos salários para 9%. No entanto, a negociação está chegando ao seu limite.

Desde que começou a negociação, os representantes dos trabalhadores já reduziram a proposta de reajuste nos salários em 3% (de 12% para 9%). Os patrões, no entanto, só aumentaram sua proposta inicial em apenas  1,5% (de 4,5% para 6%), mesmo assim em duas parcelas.

A negociação chegou numa etapa decisiva. Ou os patrões resolvem negociar com seriedade esta semana e apresentam uma proposta digna que possa ser levada em assembleia para avaliação dos trabalhadores ou será gerado o impasse e algumas fábricas da nossa categoria começarão a parar a produção.

Comentários foram encerrados.