paulao

Plenária da FEM/CUT-MG: Paulão destaca importância dos acordos coletivos

Durante a V Plenária da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT de Minas Gerais, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Paulo Cayres, ressaltou a importância dos acordos coletivos nacionais de trabalho.

Segundo ele, independente de qual região as filiais de uma empresa esteja instalada, os funcionários devem ter o mesmo salário e a mesma qualidade no local de trabalho nivelando sempre por cima.

“Nós da CNM temos feito um trabalho para alinhar uma questão fundamental para a categoria que é o Contrato Nacional Coletivo de Trabalho. Nós assinamos dois recentemente. Um é da Thyssenkrupp, sobre PLR, e o outro é do setor naval, onde nivelamos por cima o aumento salarial. Tiveram o mesmo aumento os companheiros do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro”, declarou.

Paulo disse também que, depois de uma viagem pela França, concluiu que a classe trabalhadora é explorada no mesmo nível, no mundo inteiro. De acordo com ele, um trabalhador metalúrgico na França tem o piso salarial que não consegue suprir as despesas de todo o mês.

O presidente da CNM destacou, durante sua fala, os avanços conquistados durante o governo do Partido dos Trabalhadores. “O salário mínimo em dez anos teve uma correção de 68%, isso envolve 42 milhões de brasileiros que recebe esse salário. Do ponto de vista do fortalecimento dos sindicatos, durante o projeto da classe trabalhadora, 80% das nossas categorias conseguiram aumento real”, ressaltou.

Comentários foram encerrados.