Vagner

Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e Região comemora 80 anos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem realizou nesse sábado (16), a festa em comemoração aos seus 80 anos de fundação. O evento aconteceu na sede da entidade e foi festejado com café da manhã seguido de ato político. Durante o evento foi lançada uma revista com resgate histórico e as principais lutas do Sindicato e o selo comemorativo de 80 anos da entidade e o calendário de atividades programadas para celebrar a data.

Estavam presentes na festa dos trabalhadores, representantes de 20 entidades sindicais de todo o país, autoridades da região e o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres.

Entre as histórias mais marcantes dos 80 anos do Sindicato, vale relembra a greve de 1968 , em Contagem, a primeira a desafiar a ditadura militar que havia tomado o país quatro anos antes.

Para o presidente da FEM/CUT-MG, José Vagner, os metalúrgicos de BH/Contagem são referência para categoria e para classe trabalhadora de todo o Brasil.

O Sindicato homenageou 80 pessoas que, de alguma maneira, fizeram e fazem parte da história do Sindicato. José Vagner foi um dos homenageados.

História

No dia 11 de agosto de 1934 um grupo de trabalhadores, em reunião na Rua Guarany, em Belo Horizonte, decidiram fundar o Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem. A entidade criada por operários, hoje se transformou no maior Sindicato do Estado de Minas Gerais, com uma história forjada na luta e com vitórias históricas para toda a categoria.

Comentários foram encerrados.