Sindicatos ligados a FEM/CUT-MG celebram dia do trabalhador pelo Estado
O dia do trabalhador foi celebrado por vários sindicatos de metalúrgicos por todo o Estado de Minas. Os eventos foram palco de debates e discursos voltados para alertar os trabalhadores sobre o que vai representar as reformas em tramitação no Congresso e no Senado.
Em Contagem, foi realizada a 41ª Missa dos trabalhadores. Milhares de fieis lotaram a Praça da Cemig. O Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem protestou contra a reforma trabalhista, da previdência e contra a terceirização através de faixas espalhadas pelo local.
“A classe trabalhadora está sendo atacada. Conquistas duramente alcançadas estão sendo caçadas. O golpe agora é contra cada trabalhador e trabalhadora. Estão jogando nas nossas costas a conta do afastamento da presidenta Dilma. Essa é a hora de nos unirmos e lutar contra a retirada de direitos imposta pela reforma trabalhista e da previdência”, discursou Marco Antônio, presidente da FEM/CUT-MG.
Em João Monlevade, o dia 1º de maio foi comemorado junto com a posse da nova direção do sindicato. Otacílio das Neves Coelho foi reeleito para a gestão 2017-2020. Durante o evento foi realizado um debate sobre as reformas da Previdência Social, trabalhista e do ensino médio, com representante do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos socioeconômicos (Dieese).
Em Pouso Alegre, uma grande festa marcou as comemorações pelo dia do trabalhador. Música ao vivo, sorteio de prêmios, área de lazer para as crianças, comidas e bebidas e muita gente bonita fizeram parte da tradicional celebração.
Em Juiz de Fora, Timóteo, Varginha, Matozinhos, Alfenas, Cambuí, Extrema, Santa Luzia e Vespasiano atos de rua junto aos trabalhadores e a população em geral marcou o dia 1º de maio.